quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lição de casa!


Com a possibilidade do Campeão Mundial de Fórmula 1 ser conhecido já no próximo GP Brasil, a ser disputado neste fim de semana no autódromo de Interlagos, a atenção do mundo inteiro virou-se pra capital paulista. Isso aumenta também a necessidade de alguns cidadãos buscarem a fama por qualquer custo. Essa parte não me surpreende, tem "padres" que atravessam a pista correndo, tem torcedores que tiram fotos ao lado das "feias" garotas que circulam entre os carros no paddock e outras coisas mais. O que me surpreende são "autoridades" usarem do momento pra alcançar 15 minutos de fama.
Acometido subitamente sabe-se lá pelo que, o douto Promotor de Justiça Paulo Castilho, do Juizado Especial Criminal de São Paulo, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo disparou:"Se fizer isso, ele tem que sair algemado de Interlagos". Esta ameaça se deu em consequencia as especulações sobre a possibilidade do piloto brasileiro Felipe Massa ceder posição ao seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, para que este último seja campeão mundial.
Tal disparate, foi realizado com fundamento, baseou-se o nobre representante do parquet paulista no Estatuto do Torcedor, precisamente no artigo 41-E, o qual preconiza: "fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva". A pena de reclusão é de dois a seis anos, além de multa.
Lembrem-se que recentemente a FIA decidiu caso semelhante e deixou claro a possibilidade de haver "jogo de equipe". Sem querer adentrar ao mérito da conduta (se ela ocorrer), se isto seria mero jogo de equipe ou imoral fraude contra o resultado da competição. Admitamos então, a possibilidade desse quase hediondo crime que ora é premeditado por Felipe e sua quadrilha, ops, quer dizer equipe Ferrari. Seria realmente o caso de algemá-lo? És tão perigoso assim? Ainda que Felipe quisesse fugir na sua possante máquina F10, haveria como atingir 320km/h e não mais ser alcançado pelas viaturas da ROTA no tranquilo tráfego de São Paulo?
Se acaso ele receber as ordens através do rádio, e nessa empreitada criminosa estiverem envolvidos engenheiros, mecanicos, diretores da equipe, em tese seria "formação de bando ou quadrilha" também?
Nesse caso, aconselho as autoridades que reforcem o policiamento, se possível, que ponha alguns atiradores de elite bem posicionados nas partes mais altas do autodromo.
Ah, e que não esqueçam de avisar ao STF que foi mera perda de tempo passarem meses a fio debatendo sobre o tema para editarem súmula vinculante a respeito do uso indevido de algemas, eis que não se aplica e que somente o Ministério Público sabem quando utilizá-las, basicamente em duas situações, quando a pena é a desmoralicação pública do suspeito ou quando a necessidade de aparecer é maior do que a moral! 

5 comentários:

  1. Show de bola seu blog.

    Comente no meu: www.preguicaalheia.blogspot.com

    Estou te seguindo.. quiser seguir o meu.. vou ficar feliz!

    www.preguicaalheia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog
    se puder da uma passada no meu
    http://seumadruguinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir